Mensagem de Boas Vindas

luanda1

Bem-vindo ao sítio do Consulado Geral de Portugal em Luanda

Aqui encontrará informações sobre os serviços disponíveis, bem como sobre os procedimentos a seguir e os documentos a apresentar para a prática de atos consulares.

Esperamos que estas informações sejam úteis.

Desejamos-lhe uma boa navegação.

Mais notícias Notícias

O Consulado Geral de Portugal em Luanda informa que foram abertos agendamentos para pedidos de visto para o mês de fevereiro de 2023, a ser submetidos no Centro de Vistos VFS Global, em Luanda.

Mais se informa que os agendamentos passarão a ser abertos numa base mensal, pelo que novas vagas irão ser abertas, para o mês de março, na primeira semana do mês de fevereiro, e assim sucessivamente.

Solicite o pedido de visto adequado à sua estada, de acordo com a duração e finalidade da viagem, consultando os requisitos abaixo indicados:

Recomenda-se a consulta aos conselhos úteis indicados aqui.

Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, poderão exercer o direito de voto antecipado no Consulado-Geral de Portugal em Luanda, os seguintes eleitores que estejam recenseados em Vizela, mas temporariamente deslocados em Angola, nas províncias da área de jurisdição deste Consulado:

a) Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;
b) Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;
c) Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;
d) Estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio;
e) Os eleitores doentes em tratamento no estrangeiro, bem como os seus acompanhantes.

Para mais informações, consulte o folheto informativo sobre as condições de exercício do voto antecipado.

 1. Antecipe o seu pedido 

Dê entrada do pedido de visto com, pelo menos, 3 (três) meses de antecedência, podendo fazê-lo até 6 (meses). Se viaja com menores de idade, a análise poderá ser mais demorada.

2. Seja transparente, indique claramente o motivo da sua viagem - processos confusos ou incoerentes irão prolongar o tempo de análise

Por exemplo, se vai ficar alojado em casa de familiares, entregue um Termo de Responsabilidade e não uma reserva de Hotel.

3. Junte apenas uma reserva de viagem nos vistos de curta duração

Não compre o bilhete de avião sem ter obtido resposta ao seu pedido.

4. Forneça os seus contactos corretos e pessoais (telefones e email)

O Consulado pode necessitar de o/a contactar diretamente, seja para solicitar documentos adicionais, seja para realizar uma entrevista.

5. Anexe cópia dos seus vistos anteriores (Portugal / outros países)

A apresentação de vistos anteriores irá facilitar a análise do seu pedido.

O Consulado Geral de Portugal em Luanda informa os requerentes de visto, que submeteram os seus pedidos no início do ano de 2020, que os seus passaportes se encontram disponíveis para recolha no Centro de Vistos da VFS Portugal.

Mais se informa que os processos de visto nas condições acima indicadas foram divididos em dois grupos:

  1. Vistos concedidos;
  2. Pedidos cancelados (passaportes caducados; processos incompletos ou com informação desatualizada).

Consulte o estado do seu pedido de visto, introduzindo a referência “POLA” do seu recibo e a data de nascimento do/da requerente em:

https://visa.vfsglobal.com/ago/pt/prt/track-application ou utilizando o código QR

codigo qr vfs 2

Poderá submeter novo pedido de visto, acompanhado da documentação instrutória devidamente atualizada.

Solicite o pedido de visto adequado à sua estada, consultando:

Recomenda-se a consulta aos conselhos indicados aqui.