1. Antecipe o seu pedido
Dê entrada do pedido de visto com, pelo menos, 3 (três) meses de antecedência, podendo fazê-lo até 6 (meses). Se viaja com menores de idade, a análise poderá ser mais demorada.
2. Seja transparente, indique claramente o motivo da sua viagem - processos confusos ou incoerentes irão prolongar o tempo de análise
Por exemplo, se vai ficar alojado em casa de familiares, entregue um Termo de Responsabilidade e não uma reserva de Hotel.
3. Junte apenas uma reserva de viagem nos vistos de curta duração
Não compre o bilhete de avião sem ter obtido resposta ao seu pedido.
4. Forneça os seus contactos corretos e pessoais (telefones e email)
O Consulado pode necessitar de o/a contactar diretamente, seja para solicitar documentos adicionais, seja para realizar uma entrevista.
5. Anexe cópia dos seus vistos anteriores (Portugal / outros países)
A apresentação de vistos anteriores irá facilitar a análise do seu pedido.
6. Por favor, junte cópias legíveis da sua documentação
Anexar cópia legível dos bilhetes de identidade (código QR e assinatura perceptível), declarações de atividade profissional / académica / escolar, extratos bancários, termos de responsabilidade com assinatura reconhecida, comprovativos de alojamento e seguro de viagem.
7. Junte documentos verdadeiros ao seu pedido de visto
Falsas declarações implicarão a recusa do pedido de visto ou a anulação de um visto que já tenha sido concedido e tornam o/a requerente passível de ação judicial nos termos da lei portuguesa.
8. Acompanhe o estado do seu pedido de visto em:
https://visa.vfsglobal.com/ago/pt/prt/track-application ou utilizando o código QR
Deverá ter o recibo POLA e data de nascimento do/da requerente.